3.7.11

Speedball - Retroanálise



Em que resulta a mistura de futebol, andebol, rugby e boxe? A resposta é: SpeedBall.
Estamos em 1988 e a Bitmap Brothers lança para o Atari ST este jogo bombástico!! Foi portado para o commodore Amiga,  mas foi o ST que o viu nascer. É considerado dos melhores jogos da Bitmap Brothers e, tendo em conta o ano versus qualidade, é mais que bombástico, é brutalíssimo!
O jogo decorre no futuro e a primeira liga tem lugar em 2095. É um desporto violento com ar de cyberpunk, em que os jogadores levam a bola com a mão e têm de a meter na baliza adversária. O desporto mais semelhante será o andebol, mas com violência, onde 2 equipas de 5 elementos lutam por fazer o maior número de pontos que podem ser obtidos, marcando golos mas também por lesionar os adversários. No fim da partida, quem tiver mais pontos ganha.

Para marcar golo, o jogador terá de levar a bola até à baliza adversária, passando de colega em colega, e batendo no adversário que lhe apareça à frente. O guarda-redes pode também ser neutralizado. Claro que o adversário não se fica e fará tudo para nos tirar a bola e por nos lesionar os jogadores. No decorrer do jogo, alguns itens aparecerão no terreno, os quais poderemos apanhar. Podem ser itens que transformam a bola numa arma que derrubará qualquer adversário ou créditos – que podem destinar-se a comprar tempo extra, golos, subornar árbitros ou reduzir a performance do adversário ou aumentar a da nossa equipa.


O jogo pode ser jogado em sistema de “bota-fora” ou campeonato e pode ir até 100 jornadas.
Os gráficos para 1988 são fantásticos: são usados muitos efeitos metálicos, o que transmite um ambiente muito cyberpunk, futurista e violento. O som é a condizer, com bons efeitos de ricochete, pancadas entre os vários objectos presentes no palco de jogo.
Lembro-me que foi um dos primeiros 3 jogos que tive quando o meu pai me ofereceu o Commodore Amiga em Outubro de 1989. Este jogo deixou-me de boca aberta e foi responsável por várias semanas de vício intenso.

Em resumo, um grande jogo com muito bons gráficos e som, e com uma grande jogabilidade.
A não perder, é um super Clássico!

Sem comentários: